sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Absurdos jornalísticos

Vamos fazer um teste.

1º Situação: Diante de um desastre natural (terremoto, inundação, maremoto ou tiroteio no morro - isto já está quase sendo classificado como evento da natureza), um repórter entrevista o único sobrevivente de uma família que por acaso do destino sobreviveu. A pergunta do repórter é: "Como o senhor está se sentindo sendo o único sobrevivente da sua família e perdido tudo no desastre?" Qual vocês acham que vai ser a resposta do sobrevivente:
A) Choro compulsivo de tristeza e olhar perdido nos escombros.
B) Com sorriso no rosto ele diz que isso é uma fatalidade, mas que a vida continua.
C) Faz os cálculos para o repórter de quanto vai receber de seguro e conclui que vai poder viver de renda numa linda mansão.
D) Quebra a cara do(a) repórter por fazer uma pergunta absurda dessas.

2º Situação: Um indivíduo e solto, depois de ficar dois anos preso injustamente, e, mesmo com os amigos abraçando, a familía em prantos beijando, dificultando para que o reporter faça a pergunta, ele pergunta: "Como foi para você, sofrer todo o terror e tortura de estar injustamente na cadeia?" A resposta do indivíduo seria:
A) Choro compulsivo de alegria e gritos de "justiça"
B) Com sorriso no rosto ele diz que ele/ela é masoquista e que esse período foram 2 anos de prazer indescritível.
C) Comenta que foi um acaso do destino, que o Sistema penal e penitenciário não tem falhas e que pôde aprender como fazer placas de carro e que não irá processar o Estado.
D) Quebra a cara do(a) repórter por fazer uma pergunta inoportuna dessas.

3º Situação: Por um motivo ainda inexplicado, uma criança de 2 anos morre numa creche. Os pais souberam da notícia e acabaram de sair com a criança nos braços, em pranto e desesperados. O(A) repórter corre atrás deles e pergunta "Vocês podem explicar como é a dor de vocês nesse momento?" Escolha a resposta do casal:
A) Choro compulsivo de tristeza correndo ainda mais
B) Com sorriso no rosto do casal, eles param e respondem que a morte é algo natural e que agora eles terão espaço para fazer um escritório no quarto vago.
C) Acontece, esse é o terceiro, os outros dois, um nós esquecemos dentro do carro fechado por dois dias e o outro jogamos fora com a fralda suja.
D) Quebra a cara do(a) repórter por fazer uma pergunta inadequada dessas.

4º Situação: Após presenciar o estupro seguido de assassinato da esposa, o reporte pergunta ao marido "Você pode descrever como ocorreu a situação?". O marido responderá:
A) Choro compulsivo de tristeza, olhar perdido e murmúrios de justiça
B) Calma e tranquilamente ele detalha o ocorrido com termos técnicos até o último suspiro da esposa.
C) Informa que não poderá revelar, pois vendeu a história para uma produtora de filmes pornos, se alguém quiser conhecer a história assistam: "Fiquei corno e viúvo... Mas fiquei rico"
D) Quebra a cara do(a) repórter por fazer uma pergunta absurda dessas.

Eu tenho certeza que você encontrará, sem muito dificuldade, outras situações parecidas com essas. Eu gostaria de saber na onde é desenvolvida a insensibilidade pela desgraça alheia, na faculdade de jornalismo ou nas empresas jornalísticas?

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Democratas versus Republicanos versus Meu ouvido

Não tenho tido muito tempo de acompanhar jornais de TV ou de papel. Nesse ano de eleição, infelizmente também não consegui ver no mínimo uma vez a propaganda política para candidatos a prefeitura e a câmara de vereadores. Antes que alguém fale alguma coisa, eu acredito que tenha que assistir pelo menos uma vez, para dar chance aos candidatos de me darem esperança, ou em último caso, boas risadas. Mas, apesar de ser brasileiro e não ter nenhuma linhagem norte-americano, eu me sinto forçado a querer votar no Barack Obama!

Entendo que os Estados Unidos da América é uma grande potência, é uma forte influência (imposição) cultural, econômica e política no mundo. Mas eu não aguento mais!

Fui obrigado a acompanhar a disputa Hilary versus Obama, informado sobre o discurso do Obama na Alemanha (deve ser essa idéia de xerife do mundo que faz candidato fazer campanha até em outro país). Tenho certeza que se procurar na internet, acho uma tonelada de notícias sobre a disputa presidencial dos Estados Unidos, mas não sei se teria a mesma facilidade para achar informações sobre a disputa da minha cidade. Quando você faz a busca pelo google para: disputa presidencial estados unidos, na web toda você encontra 1.240.000, só páginas do Brasil 50000. Quando é para: disputa prefeitura minha cidade/estado, na web 22.600, no Brasil 67.100. A minha cidade é grande, tem maiores e bem maiores, mas mesmo assim. Tem quase tantas notícias sobre a disputa da presidência dos Estados Unidos comparado a da prefeitura da minha cidade.

Eu tenho uma parte de notícias na minha página inícial, hoje tem um comentário de como é o ataque do McCain aos democratas. Mas não fala de nenhum dos candidatos da 1ª eleição em Angola após 16 anos.

Que pena que a urna agora é eletrônica, se fosse de papel eu poderia escrever Barack Obama