sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Absurdos jornalísticos

Vamos fazer um teste.

1º Situação: Diante de um desastre natural (terremoto, inundação, maremoto ou tiroteio no morro - isto já está quase sendo classificado como evento da natureza), um repórter entrevista o único sobrevivente de uma família que por acaso do destino sobreviveu. A pergunta do repórter é: "Como o senhor está se sentindo sendo o único sobrevivente da sua família e perdido tudo no desastre?" Qual vocês acham que vai ser a resposta do sobrevivente:
A) Choro compulsivo de tristeza e olhar perdido nos escombros.
B) Com sorriso no rosto ele diz que isso é uma fatalidade, mas que a vida continua.
C) Faz os cálculos para o repórter de quanto vai receber de seguro e conclui que vai poder viver de renda numa linda mansão.
D) Quebra a cara do(a) repórter por fazer uma pergunta absurda dessas.

2º Situação: Um indivíduo e solto, depois de ficar dois anos preso injustamente, e, mesmo com os amigos abraçando, a familía em prantos beijando, dificultando para que o reporter faça a pergunta, ele pergunta: "Como foi para você, sofrer todo o terror e tortura de estar injustamente na cadeia?" A resposta do indivíduo seria:
A) Choro compulsivo de alegria e gritos de "justiça"
B) Com sorriso no rosto ele diz que ele/ela é masoquista e que esse período foram 2 anos de prazer indescritível.
C) Comenta que foi um acaso do destino, que o Sistema penal e penitenciário não tem falhas e que pôde aprender como fazer placas de carro e que não irá processar o Estado.
D) Quebra a cara do(a) repórter por fazer uma pergunta inoportuna dessas.

3º Situação: Por um motivo ainda inexplicado, uma criança de 2 anos morre numa creche. Os pais souberam da notícia e acabaram de sair com a criança nos braços, em pranto e desesperados. O(A) repórter corre atrás deles e pergunta "Vocês podem explicar como é a dor de vocês nesse momento?" Escolha a resposta do casal:
A) Choro compulsivo de tristeza correndo ainda mais
B) Com sorriso no rosto do casal, eles param e respondem que a morte é algo natural e que agora eles terão espaço para fazer um escritório no quarto vago.
C) Acontece, esse é o terceiro, os outros dois, um nós esquecemos dentro do carro fechado por dois dias e o outro jogamos fora com a fralda suja.
D) Quebra a cara do(a) repórter por fazer uma pergunta inadequada dessas.

4º Situação: Após presenciar o estupro seguido de assassinato da esposa, o reporte pergunta ao marido "Você pode descrever como ocorreu a situação?". O marido responderá:
A) Choro compulsivo de tristeza, olhar perdido e murmúrios de justiça
B) Calma e tranquilamente ele detalha o ocorrido com termos técnicos até o último suspiro da esposa.
C) Informa que não poderá revelar, pois vendeu a história para uma produtora de filmes pornos, se alguém quiser conhecer a história assistam: "Fiquei corno e viúvo... Mas fiquei rico"
D) Quebra a cara do(a) repórter por fazer uma pergunta absurda dessas.

Eu tenho certeza que você encontrará, sem muito dificuldade, outras situações parecidas com essas. Eu gostaria de saber na onde é desenvolvida a insensibilidade pela desgraça alheia, na faculdade de jornalismo ou nas empresas jornalísticas?

4 comentários:

F.Szorki disse...

Na dúvida, alternativa "D" pra todo repórter.

Belcrivelli disse...

Eu aposto que isso é ensinado nas empresas: "E, quando você perceber que teve início o choro compulsivo, indague à pessoa aquilo que a população quer ouvir: a dor nua e crua. Você vai ver, vende horrores!"
E nós, leitores, ficamos com a dúvida: estaria o chefe se referindo à quantidade de venda do jornal ou às fatalidades?

MoL disse...

Alternativa "D" seguido de um "-Toma, pra aprender..."

Dagnone disse...

Provavelmente um médico dá aulas de Insensibilidade 4, que é a última disciplina da seqüência em que se aprende a ser mané total desse jeito.