sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Aquilo que te faz feliz

Não é um texto de auto-ajuda. É só um desabafo.

Pense em tudo que te faz feliz. Tudo mesmo, desde que te faz dar pulos de felicidades até o que te dá aquela felicidade do tamanho da ponta do seu cabelo. Não pense que isso vai ser fácil e rápido, afinal é tudo.
A felicidade pode estar em objetos, pessoas, situações ou qualquer outra coisa que você conseguir imaginar, mas, recentemente, eu percebi que eu tinha uma felicidade que eu não sabia, a felicidade de saber que alguém faz feliz alguém que eu gosto. Concordo não é um conceito novo, não é difícil para ninguém perceber que isso acontece, o que foi surpreendente para mim foi perceber quanto isso era importante. A minha mãe tem um noivo, faz pelo menos 3 anos que eles estão juntos, que eu me lembro. Na quarta-feira, conversando com a minha irmã por e-mail, descobri que ele está com câncer no fígado. Eu sei quanto ele é importante para ela, afinal só assim para justificar algumas das atitudes dela, o que eu não sabia é o quanto que ela estar feliz com ele era importante para mim. O e-mail foi às 09:26, passei o dia inteiro triste, amigos e perguntaram o que eu tinha, não consegui me concentrar direito no meu trabalho e faculdade, quase chorei varias vezes (não me deixei chorar, não é porque eu sou homem, mas porque o meu lado racional não entendia e consequentemente não aceitava que eu chorasse), só fui dormir às 1:30 do dia seguinte, quando o sono se tornou maior que a minha tristeza.
O meu inconsciente deve ter trabalho muito durante as poucas horas de sono que tive, pois consegui compreender e aceitar essa minha felicidade e acordei bem melhor.
Não sei como vai ser o progresso e o tratamento do câncer dele, ainda estou preocupado com a minha mãe no caso dele morrer, mas, além de desabafo, eu gostaria de mostrar essa epifania.

Uma parte importante da sua felicidade pode simplesmente ser a felicidade de outra pessoa por um motivo alheio a você.

Descobrir tudo que te faz feliz, pode te ajudar a entender o valor de cada parte da sua felicidade e quem sabe talvez ajudar entender o que realmente é importante.

Eu não sei tudo o que me faz feliz, mas hoje eu sei que a minha mãe estar feliz é importante.

3 comentários:

Rodrigo Fogli disse...

É Rasta situação complicada a qual vc esta passando. Desejo toda sorte do mundo para vc e sua familia, e saiba que estarei torcendo pela melhora do noivo da sua mãe. Se precisar de algo entre em contato.

F.Szorki disse...

Acho que aquela frase "Tu és eternamente responsável por quem cativas" explica muito bem essa relação. Ah, e por experiência própria, não se apegue demais ao lado racional. Racionalismo é uma coisa burra e que afasta pessoas. É muito bom para trabalhar, mas só isso.

Precisando, é só gritar. Não precisando, também. Aliás, preciso falar com você, então grite de qualquer jeito. :)

Belcrivelli disse...

O mais triste em um doente não é a gravidade da doença e sim a maneira como ele a encara. Se não sai da fase da negação, não leva a doença a sério, não se trata e, enquanto sofre, faz todos à sua volta sofrerem juntos. E, muitas vezes, nem percebem o quanto aqueles que o amam estão sofrendo e, por isso mesmo, não mudam de atitude. Estou torcendo pela sua mãe para que ela tenha forças para suportar a situação e, mais do que isso, para que o noivo dela encare a situação com a seriedade que ela requer e mude alguns hábitos que são essenciais para se ter uma boa saúde. Para você, desejo paciência, pois nessas horas não há muito o que se fazer além de dar apoio e aguardar.