quinta-feira, 3 de abril de 2008

Gostar ou não gostar de algo

Outro dia, eu vi uma reportagem na televisão sobre pessoas que não gostam de histórias como Guerra nas Estrelas. E a frase de um dos entrevistados foi: "Eu não entendo porque as pessoas gostam desse tipo de história."
Gosto não é pra ser entendido ou permitido, é pra ser aceito como parte integrante do indivíduo e tem que ser respeitado. Sou completamente contra a frase "Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. Ou é ruim da cabeça, ou doente do pé." Sou a favor da: "O que seria do azul, se todos gostassem do vermelho."
Concordo que é possível apreender a gostar de algo, principalmente quando se é criança e o meio influencia. Mas tirando a influência, depois da formação do caráter, o indivíduo apresenta gostos além do meio. Se durante o processo de crescimento, as preferências são forjadas pelas experiências ou se é algo inato não explicado, eu não sei, mas independente disso, gosto é pessoal.
É possível encontrar grupos que gostem do mesmo que você, mas mesmo dentro desses grupos você ainda acha diferença entre intensidade e motivação.
O problema mesmo não é a pessoa não entender porque o outro gosto disso ou daquilo. O problema e o rótulo. Mulher que gosta de mecânica é sapatão, homem que gosta de rosa é gay, como assim você homem brasileiro não gosta de futebol?
Rotular é só mais um tipo de preconceito e não aceitar que o outro goste daquilo que você não gosta é só mais um tipo de intolerância.
A única ressalva que eu faço é, já que gosto é pessoal e que você tem todo o direito de gostar do que você quiser, não significa que todo mundo tem que saber disso, então por favor, não escute música muito alto, não extravasse todo sua raiva com o juiz quando estiver assistindo futebol na televisão e outras situações.

Obrigado pela sua atenção.

Um comentário:

Belcrivelli disse...

Também sou contra os rótulos, o que me lembra uma tirinha que eu fiz:
http://belcrivelli.blogspot.com/2007/10/minha-tirinha.html
Rotular é ruim para o rotulado, que muitas vezes é injustiçado pelo rótulo e ruim para o rotulador, que perde muitas oportunidades de melhor convívio com aquele que ele pré-julgou sem de fato conhecer profundamente. Quantas inimizades não começaram com rótulos...
Gostos são características importantes da personalidade que torna único e maravilhoso cada indivíduo!