quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O tormento da humanidade

Tenho certeza que guerras, doenças, violência e outras coisas terríveis podem ser colocadas como um tormento para a humanidade, mas guerras acabam e doenças são curadas, violência é mais complicada, surge um novo método de aplicá-la, mas, de um modo geral, ela tem diminuído com o passar do tempo, sim, eu sou otimista. Mas existe um tormento que a sociedade aceita e não luta contra, exceto algumas pessoas, um grupo bem pequeno. O sapato.

Moro num país tropical, que já é quente naturalmente, mais ainda agora com esse aquecimento global, então enfiar o meu pé num calçado fechado das 7:30 às 22:40 é um tormento. Sim, tenho que concordar que se eu fosse rico, não tivesse que trabalhar e estudar, tivesse um emprego que me permitisse usar sandália ou chinelo, minha vida seria mais fácil. Mas, defendo-me, eu não sou o único nessa situação. Milhares de pessoas tem regras de vestuário no trabalho que infligem essa tortura ao nosso mais fiel apoio. Percebo toda a tecnologia envolvida em fazer calçados mais confortáveis e eu ainda tenho a vantagem de poder usar tênis, mas, depois de 15 horas, não há pelica que salve. Meu pé não aguenta mais!

A proteção do calçado é necessária, mas essa ditadura européia de vestuário é ridícula, terno gravata, sapato e um calor de 30º graus... E eu já ouvi que em outras regiões faz 42º. Eu não tenho que usar terno, mas tenho que usar calças, mas apesar de pretas e até o tornozelo, elas são finas e no fim do dia elas não incomodam tanto quanto qualquer tênis que eu use.

Se eu tivesse dinheiro sobrando, faria o teste de colocar uma massa de pão dentro de um pé de tênis e deixaria exposto durante um dia normal de calor. Será que no fim do dia eu não teria o pão assado? Não sei qual foi a melhor invenção da humanidade, mas dou o meu voto para os calçados fechados como uma das piores.

Liberdade aos pés!