Finalmente assiste o Star Trek e eu achei que ficou ótimo!
Além da ação, humor, romance e história decente. O filme trouxe uma nova roupagem para a franquia que pode possibilitar um novo impulso, com novas idéias e possibilidades. Espero que propicie novas séries e filmes.
Além das mudanças que tiveram sobre a história, a mudança principal que eu acho que esse filme trouxe foi no conceito de herói. Antes do filme, e principalmente na série Clássica e na Nova Geração, a tripulação da nave era exemplar, os melhores da raça humana, justos, honestos, buscando a bondade em todas as suas ações e revoltando-se com qualquer injustiça. As falhas das personagens normalmente são externas, vírus, influência alienígena, falha do equipamento, etc. Esse conceito também existe na série Enterprise, mas ele é aliviado pelos erros que a tripulação comete ao encontrar novas raças. Ele também é aliviado em Deep Space Nine, principalmente com o personagem cardassiano Garak e, com uma veia cômica, com os Ferengis, e em Voyager com a absorção dos Maquis na tripulação. Mas mesmo assim ainda existia esta visão de heroi do mesmo estilo do Superman.
Porém a sociedade mudou e a visão do que se espera do herói também, veja o sucesso que as séries Lost, Heroes e etc tem feito. O herói agora tem falhas, que faz com que o público se reconhece, mas o herói continua fazendo o certo, lutando com seus defeitos, aprendendo, errando e melhorando. É uma busca ativa, não é a situação que muda o herói, mas a atitude dele que muda a situação. Ele não é um antí-heroi, mas sim um herói mais humano. No filme você vai encontrar ódio, ambição, desgosto, amor que atrapalharão e ou impulsionarão os heróis, os defeitos das personagens aparecem, são usados contra elas
Ao que me parece a franquia estava procurando se adaptar, a seção 31 começou a agir na guerra contra o Domínio, o Sindicato de Órion se tornou mais ativo, a motivação da ajuda da Federação no filme Inssurreição não é nobre. Mas acho que precisava de algo mais pungente, mais definitivo. Conseguiram com o filme.
Se você não assistiu ainda, assista.
Se você acha que o filme matou o que foi feito até hoje, lembre-se que todas as séries foram encerradas e que, se não fosse o filme, talvez não existisse mais nada desse universo que você tanto ama.
E se você gostou do filme dê uma olhada neste site:
http://www.trekyourself.com/
Vida longa e próspera!