quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O tormento da humanidade

Tenho certeza que guerras, doenças, violência e outras coisas terríveis podem ser colocadas como um tormento para a humanidade, mas guerras acabam e doenças são curadas, violência é mais complicada, surge um novo método de aplicá-la, mas, de um modo geral, ela tem diminuído com o passar do tempo, sim, eu sou otimista. Mas existe um tormento que a sociedade aceita e não luta contra, exceto algumas pessoas, um grupo bem pequeno. O sapato.

Moro num país tropical, que já é quente naturalmente, mais ainda agora com esse aquecimento global, então enfiar o meu pé num calçado fechado das 7:30 às 22:40 é um tormento. Sim, tenho que concordar que se eu fosse rico, não tivesse que trabalhar e estudar, tivesse um emprego que me permitisse usar sandália ou chinelo, minha vida seria mais fácil. Mas, defendo-me, eu não sou o único nessa situação. Milhares de pessoas tem regras de vestuário no trabalho que infligem essa tortura ao nosso mais fiel apoio. Percebo toda a tecnologia envolvida em fazer calçados mais confortáveis e eu ainda tenho a vantagem de poder usar tênis, mas, depois de 15 horas, não há pelica que salve. Meu pé não aguenta mais!

A proteção do calçado é necessária, mas essa ditadura européia de vestuário é ridícula, terno gravata, sapato e um calor de 30º graus... E eu já ouvi que em outras regiões faz 42º. Eu não tenho que usar terno, mas tenho que usar calças, mas apesar de pretas e até o tornozelo, elas são finas e no fim do dia elas não incomodam tanto quanto qualquer tênis que eu use.

Se eu tivesse dinheiro sobrando, faria o teste de colocar uma massa de pão dentro de um pé de tênis e deixaria exposto durante um dia normal de calor. Será que no fim do dia eu não teria o pão assado? Não sei qual foi a melhor invenção da humanidade, mas dou o meu voto para os calçados fechados como uma das piores.

Liberdade aos pés!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Aquilo que te faz feliz

Não é um texto de auto-ajuda. É só um desabafo.

Pense em tudo que te faz feliz. Tudo mesmo, desde que te faz dar pulos de felicidades até o que te dá aquela felicidade do tamanho da ponta do seu cabelo. Não pense que isso vai ser fácil e rápido, afinal é tudo.
A felicidade pode estar em objetos, pessoas, situações ou qualquer outra coisa que você conseguir imaginar, mas, recentemente, eu percebi que eu tinha uma felicidade que eu não sabia, a felicidade de saber que alguém faz feliz alguém que eu gosto. Concordo não é um conceito novo, não é difícil para ninguém perceber que isso acontece, o que foi surpreendente para mim foi perceber quanto isso era importante. A minha mãe tem um noivo, faz pelo menos 3 anos que eles estão juntos, que eu me lembro. Na quarta-feira, conversando com a minha irmã por e-mail, descobri que ele está com câncer no fígado. Eu sei quanto ele é importante para ela, afinal só assim para justificar algumas das atitudes dela, o que eu não sabia é o quanto que ela estar feliz com ele era importante para mim. O e-mail foi às 09:26, passei o dia inteiro triste, amigos e perguntaram o que eu tinha, não consegui me concentrar direito no meu trabalho e faculdade, quase chorei varias vezes (não me deixei chorar, não é porque eu sou homem, mas porque o meu lado racional não entendia e consequentemente não aceitava que eu chorasse), só fui dormir às 1:30 do dia seguinte, quando o sono se tornou maior que a minha tristeza.
O meu inconsciente deve ter trabalho muito durante as poucas horas de sono que tive, pois consegui compreender e aceitar essa minha felicidade e acordei bem melhor.
Não sei como vai ser o progresso e o tratamento do câncer dele, ainda estou preocupado com a minha mãe no caso dele morrer, mas, além de desabafo, eu gostaria de mostrar essa epifania.

Uma parte importante da sua felicidade pode simplesmente ser a felicidade de outra pessoa por um motivo alheio a você.

Descobrir tudo que te faz feliz, pode te ajudar a entender o valor de cada parte da sua felicidade e quem sabe talvez ajudar entender o que realmente é importante.

Eu não sei tudo o que me faz feliz, mas hoje eu sei que a minha mãe estar feliz é importante.